top of page

script

Introduction text

image.png
image.png

oi, meu nome é bruna e vou te levar numa jornada unica pela experiencia que criei e a explicação de tudo por trás dela.

 

o contexto é sobre a influencia do som no nosso cérebro e como ele nos afeta de todas as formas.

 

eu percebi q num filme ou serie, o que nos faz emocionar com alguma cena é muito mais o nosso envolvimento com os personagens e nossa entrega com aquilo do que a própria imagem. mas a música nos leva. ela que conduz por determinado caminho.

e nós nos deixamos levar.


o papel da musica é nos envolver, nos tocar, nos tirar o fôlego. e isso tem uma razão cientifica. nao é apenas o ritmo da musica conforme os movimentos, o som envolve nosso cérebro de maneira única. é um dos poucos fatores que consegue conectar os dois hemisférios, racional e emocional. nós temos a capacidade de nos entregar completamente ao som. isso se deve ao fato de estarmos presentes por inteiro ao ouvir uma musica, usamos a lógica para entender as letras e nuanças da partitura, e também a emoção para sentir o ritmo, nos movimentar conforme a melodia e cantarolar. obviamente isso se intensifica ao tocar algum instrumento, faz com q o racional esteja ainda mais ativo. 

 

essa experiencia que criei é sobre sentir o som, é sobre se entregar e deixar as emoções fluirem.

minha intenção inicial era acalmar e animar as pessoas nessa crise, trazer um pouco de paz,

mas sera que a musica que te acalma é a mesma que me acalma?

a musica que te anima é a mesma que me faz pular?

sera que existe um "catalogo" de emoções possíveis para cada som?

afinal, o que sera determinante na hora de sentir?

 

eu fui atras dessas respostas para trazer uma experiencia unica e efetiva.

claro que sua musica favorita deve te deixar bem mais feliz que eu, ao ouvi-la, e isso nao quer dizer que eu nao gosto, só significa que vc tem mais afinidade com ela. e sim, pode parecer loucura, mas vc ter afinidade com a musica faz ela te induzir mais facilmente ao estado de animo que seu cérebro associa a ela.

o que acontece é que nosso cérebro esta o tempo todo gerando ondas, as chamadas ondas cerebrais, de todas as produzidas, vamos focar em duas: as alpha e as beta.

as ondas alpha são mais amplas e menos frequentes, isso quer dizer que são fluidas, com o formato característico quando vc pensa em ondulação, elas se referem ao estado relaxado, de quando estamos deitados sem pensar em nada, sem esforços mentais, ou fazendo algo no automático, nessas situações as ondas alpha são geradas com maior intensidade em relação as outras ondas produzidas pelo seu cérebro.

as ondas beta são mais frequentes e menores, isso quer dizer que são mais "pontudas" e representam seu estado pensante, isto é, quando esta resolvendo um problema, estudando ou lendo algo complicado. e quando se esta nesses tipos de situação as ondas betas são geradas com maior intensidade em relação as outras ondas produzidas.

ainda há o fato que nosso cérebro tende a se equiparar com as ondas sonoras externas, isto é, ao ouvir algo mais agitado/frenetico as ondas cerebrais tendem a ser mais intensamente beta. 

porem, tem uma variável fundamental, o gosto pessoal. e ele sim é determinante. caso vc odeie barulho de agua, colocar sons de cachoeira para dormir vao na realidade te estressar, gerando assim, mais quantidade de ondas beta, por que aquilo esta te fazendo pensar o quanto nao gosta, esta te gerando agitação. da mesma forma, quando vc adora uma musica, ao ouvi-la acaba nao prestando tanta atenção, vc sabe como ela é, ate cantarola sem perceber, isso significa que esta no automático, gerando assim ondas alpha, de relaxamento, independente da frequência da musica em questão.

por tanto mais importante na hora de induzir o sentimento de alguém é conhecer muito bem essa pessoa. nao basta uma musica calma para acalmar e nao adianta generalizar todos nós. afinal cada ser humano é único.

considerando toda essa pandemia, minha experiencia imersiva foi por agua a baixo, afinal ninguém pode mergulhar nessa jornada comigo. o que foi um pouco decepcionante no começo, mas após identificar como afetar alguém musicalmente, decidi fazer a experiencia com meus pais. é muito mais fácil focar em duas pessoas a prever o que centenas sentiriam.

e já q estou fazendo pra pessoas específicas, não quero q a experiencia seja genérica. quero mostrar o poder na música em cada um de nós, de forma específica e única. se a experiencia fosse genérica numa exposição de fim de ano (como previsto) talvez o resultado não fosse tão extraordinário em relação aos resultados, pois não exploraria o que cada um significa, englobaria todos vcs em uma só sensação q talvez fosse errada. tornar a experiencia focada em alguém não significa que não funcione pra vc, significa q é mais intenso pra quem tem essas memórias afetivas, e é sobre isso tb o projeto. o quanto nos tornamos parte de alguma coisa, o quanto alguma trilha sonora pertence a um momento único. o quão único vc é no meio da multidão igual. só vc sabe q quando toca aquela musica, vem um rosto em sua mente. uma sensação. isso é seu cérebro fazendo conexões, é ele te mostrando q a música conecta tudo, inclusive com vc em outro tempo. o passado. os vínculos, as lembranças, os desejos, os medos, as angustias, basicamente tudo q vc sente esta relacionado a seu histórico, ao q vc viveu, isso torna voce quem é. e cada momento disso abrange uma cena, com imagem, cor, movimento, luz, toque, cheiro, gosto e som. e apesar da memória olfativa ser a mais emocional, a auditiva é aquela q aciona partes do seu cérebro q nem vc lembrava. como quando vc ouve uma musica q costumava ouvir 10 anos atras e ainda lembra da letra, talvez se emocione ate mais do q na época. essa memória é a conexão que estamos falando aqui.

e por isso essa experiencia é única e exclusiva. mas ela comprova tudo que venho estudando nos últimos meses. 

image.png

Explanation

image.png
image.png

(9) eu quis começar com uma sensação caótica, confusa, onde as imagens e sons estão sobrepostos, nada é claro. como numa crise de ansiedade. onde quem esta sentindo tudo isso, nao sabe distinguir cada pensamento, tudo vem de uma vez.

 

RELATO 

 

(11) depois, como numa retomada de fôlego inesperada, intensifica a respiração, como se tentasse se acalmar, numa respiração quase ofegante, e consegue voltar 

 

nesse momento tudo sincronizou, o importante é aqui e agora, o foco total em sua respiração, batimentos e sons a sua volta. estou vivo. quero q pensem, que sintam-se ali

 

COM VOZ CALMA, PARA O PUBLICO

sinta a si mesmo, sinta o ambiente em que esta, sinta quem vc é nesse momento.
ouça sua respiração, sinta seus batimentos.
se conecte com o momento presente.
nao pense. se deixe levar.
tudo tem um motivo, por mais bobo que seja, deixe ir.
deixe aquele medo ir, deixe aquela magoa passar, deixe seu ego de lado e sinta-se.

sinta-se inteiro, sinta-se presente, sinta-se aqui.

 

RELATO

 

o som tem enormes poderes

(15) atua na memória, q ajuda pessoas com alzheimer a nunca esquecerem uma musica q gostam, impedindo tbm o avanço da doença

https://www.youtube.com/watch?v=nBE2l_8VPdk

- como a Marilene das irmãs Galvão (a de blazer azul) que continuou fazendo shows e lançando DVD mesmo após seu diagnostico

 

(16) no movimento, a batida mexe com vários neurotransmissores de uma vez, dentre os estímulos ativa a mobilidade, por meio do ritmo, podendo ajudar pessoas q sofreram um derrame a voltar a andar, comer, falar, seguindo um simples ritmo 

https://www.youtube.com/watch?v=LGnWyS2Y4r8&feature=emb_logo

- como nesse caso em q o senhor, após um derrame, teve extrema afasia (uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão), ele entendia o que era falado, mas nao conseguia reproduzir e a musica o amparou, ate conseguiu produzir sons, tentando acompanhar sua doutora


TENTAR FALAR COM ARTHUR MILITAR VITA, 

na melodia, o som em si, ajuda autistas a se expressarem melhor, é uma ferramenta eficaz de comunicação dos sentimentos, vontades, falas, que sao as maiores barreiras a ser enfrentadas por essas pessoas tao especiais https://www.youtube.com/watch?v=H4KxegYxcTc

e tudo isso acontece pq o som é capaz de conectar os dois lados do nosso cérebro, o racional e o emocional, sendo um dos únicos estímulos q tem o poder de criar novos caminhos para uma mesma atividade, isso é, fazer sinapses por areas do cérebro q não se conversariam normalmente, obtendo novos estímulos pra atividades comuns. 

e existem diversos exemplos da eficácia da musicoterapia, como acordar alguém do coma, a ativação da ação cerebral pode ser tao alta q o estimulo trás a pessoa de volta a consciência 
https://www.youtube.com/watch?v=ncKMzBgOoBI

nao ha limites quando se trata de estímulos com sons. 

por isso nao subestime a musicoterapia 

image.png

Closure

image.png

(20) e nesse momento, que a ansiedade passou, a calma predomina, quis trazer a felicidade de sentir e estar no presente

 

(22)por isso, agora as imagens deixam de ser intensas, deixam de representar algo tao concreto e se transforma em jogo de cores, a transição disso foi para causar monotonia a vista de quem assiste, fazendo assim, com q a musica seja a razão principal para continuar ali. não quero mais q se preocupem com o que esta por vir nas imagens, quero que sintam o momento. quero q se deixem levar pela melodia e fiquem em calma. 

talvez ate esqueçam de onde estão.

 

música é
uma memória
uma sensação
uma reação
um sentimento
um toque
um abraço
um afago
um "sacode"
uma energia

envolve, fascina, encanta

 

ela é racional, poética, cadenciada, escrita, mas ela tb é emocional, ritmo, movimento, espontaneidade
música faz o ser humano ir do maior estado de êxtase ao mais deprimente fundo do poço.

(24)
a música é complexa
ela pode ser interpretada com rimas e versos
ela pode ser lida em partituras
pode ser mensagem
mas ela tb é simples
ela é sentida
ela é dança
ela é aconchego
ela não precisa ser compreendida

ela precisa ser sentida

 

(24) por isso essa experiencia precisa ser vivida, ela nao é nada sem ngm para assisti-la. sem voce, esse projeto seria impossível, mas sem todos nós todo o resto tbm seria. então conecte-se com o que te faz sentir voce e aperte o play. sinta-se cada vez mais conectado com o que realmente importa.


 

(25) essa experiencia tem muito a ver comigo, mas também tem muito a ver com vc.


se nao existissem pessoas, nao existiria musica, nao existiria cérebro, nao existiria pesquisas sobre a musica no cérebro, nao existiria arte, nao existiria expressão, nao existiria sentimento. a unica coisa que nos une como seres humanos é a capacidade de sentir e expressar o que sentimos e a musica nos leva a isso. ela é um meio, mas também é um fim. essa jornada depende de vc. ela nao acaba aqui, ela é o q te fiz sentir, ela é como vc vai reagir a isso, e é como vc vai levar em consideração todas essas informações.


então, obrigada por assistir e por tentar se conectar de alguma forma comigo ou com o que tenho pra falar. espero q vc tenha entendido o poder de tudo isso e se te fez mudar algum pensamento me conta!! seu feedback faz de tudo isso um ciclo. 


e se quiser saber mais sobre o processo desse projeto, tem o link do meu site na descrição, ele mostra como pensei em tudo e que decisões tive que tomar no meio do caminho por conta das adversidades momentâneas. la tb tem o video da experiencia completa, para vc tentar relaxar um pouco, nao vai ser tao imersivo quanto deveria, mas vc pode tentar assistir numa coberta quentinha e um quarto escuro ou ate no banho, deixando a agua escorrer e aumentar mais ainda as sensações.
sei la, daqui pra frente quem manda é vc! 
sinta-se voce. 


 

Story board vs script

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

XP script/idea generation to create the video

image.png
image.png
image.png
bottom of page